O QUE É DIÁSTASE ABDOMINAL?


Diástase é o afastamento dos retos abdominais na linha alba e dos tecidos conjuntivos da parede abdominal que ocorre muitas vezes durante a gestação. 

O afastamento pode chegar até 10 cm, abaixo de 2,5 cm não é considerado diástase.  A separação dos músculos da parede abdominal interferem na funcionalidade e integridade da parede abdominal .

Quando a diástase não está relacionada a gestação, muitas vezes ela pode acontecer devido a fraqueza dos músculos abdominais.

Pode ser ocasionada também por treinos hiperpressivos ( força), levantar objetivos com muito peso e consequentemente a má postura para realização dos movimentos pode levar a separação dos músculos e tecidos abdominais.

QUAIS OS SINTOMAS?
Os principais sintomas são dores na região lombar, flacidez abdominal, pode ocasionar também hérnia na região da diástase e alterações posturais.

COMO IDENTIFICAR A DIÁSTASE?
Você pode deitar de barriga para cima, colocar dois dedos abaixo da linha do umbigo, simule o movimento do seu tronco como se estivesse fazendo um exercício abdominal. O padrão normal ( sem diástase) é quando a pessoa realiza a contração e os dedos sobem. Quando tem diástase, no momento da contração os dedos não se movem. 

COMO TRATAR A DIÁSTASE?
O método Low Pressure Fitness (LPF) é um método global que utiliza o treinamento hipopressivo, a reeducação postural, o alongamento miofascial e os princípios da neurodinâmica para trabalhar na ativação do core, sem gerar sobrecarga em estruturas importantes.

COMO O LPF ATUA NA DIÁSTASE?
Durante a execução do exercícios do LPF os músculos e o tecido conjuntivo são esticados e alongados ocorrendo uma reaproximação do reto abdominal, tendo o potencial de ativar os músculos mais profundos como o transverso do abdômen. O transverso do abdômen tem uma função importante no acinturamento.

Andressa Rangel
Personal Trainer