EMOÇÃO E TÔNUS POSTURAL

Nós seres humanos somos uma unidade psicossomática, no qual nosso corpo e a nossa mente formam um sistema integrado indissociável.

Toda intervenção emocional gera uma reação corporal, da mesma maneira que toda reação corporal também gera uma alteração emocional. Ou seja, podemos classificar que todo distúrbio psicoemocional tem ligação aos distúrbios corporais. 

O músculo é a expressão psico-corporal, onde ocorrem alterações como tensão e flacidez.

O músculo mesmo em repouso ele possui um estado permanente de tensão, conhecido como tônus muscular.

O tônus é importante para manutenção da nossa postura.

O movimento é a expressão física de um processo neurológico. Eles se realizam sobre um fundo tônico, estando diretamente ligado às nossas emoções. 

O corpo possui linguagem sem palavras. Somos repletos de emoções e sentimentos. E as partes dos nosso corpo expressam essas emoções claramente. Os tecidos contam a história e as emoções do corpo, pela forma que ele se insere na gravidade e no movimento.

Cada corpo tem um trajetória de vida, tem uma história. Ao bloquear sensações ou sentimentos estamos bloqueando o movimento vital em forma de tensão.

Esses bloqueios corporais eles muitas vezes refletem em tensões crônicas. O processo ocorre desde o período gestacional, passando para o nascimento, para infância e repercutindo na fase adulta. Por isso cada corpo tem uma trajetória e muitas vezes carrega ela ao longo da sua vida, imprimindo nos músculos registros dolorosos e tensos. 

Você sabia que uma má postura faz com que nossos pensamentos estabeleçam pensamentos pessimistas, trazendo ao nosso organismo doenças psicossomáticas. Podemos afirmar que nosso corpo fala e que nossa mente é que comanda.

Um abraço, 
Andressa Rangel – personal trainer!