É POSSÍVEL GANHAR MASSA MUSCULAR COM O PESO DO PRÓPRIO CORPO?
Essa é uma dúvida muito frequente de pessoas que treinam em casa, parques e outros lugares usando apenas o peso do próprio corpo. E a resposta é SIM!
Para isso você vai precisar de um programa de treinos voltado para os resultados que deseja. Vai precisar também estar equilibrada com um programa alimentar para que seus resultados sejam ainda mais visíveis.
Treinamento é MERECIMENTO. Primeiramente só se conquista aquilo que quer quem se propõe e faz!
COMO GANHAR MASSA MUSCULAR USANDO APENAS O PESO DO PRÓPRIO CORPO?
1- COMO ACONTECE O GANHO DE MASSA MUSCULAR:
O músculo é um fibra que se modifica de tamanho e densidade conforme os estímulos gerados a ele. Para se ter ganhos de massa muscular você vai precisar gerar estímulos e quantidades certas para que haja pequenas rupturas nesse tecido.
Isso acontece quando ele é sobrecarregado, podendo ser com volume ( número de repetições) ou intensidade de carga. Nosso corpo, como uma máquina muito inteligente, quer reparar e regenerar esse tecido inflamado. Esse processo de reparação e cicatrização é o que vai gerar a hipertrofia ( ganho de massa muscular).
2- ESCOLHER OS EXERCÍCIOS CERTOS PARA O GANHO DE MASSA
Você vai precisar escolher os exercícios certos para ajudar no processo de ganho de massa muscular. Os treinos de força são os melhores aliados nesse processo.
É melhor você fazer um exercício bem feito e de intensidade, do que fazer um exercício em um aparelho mal feito.
3- COMO ACONTECE A HIPERTROFIA:
- Treinos com alta intensidade de carga e poucas repetições. Essa é a chamada hipertrofia miofibrilar que promove o aumento da quantidade de fibras musculares.
- Treinos com cargas mais leves e muita repetição. Essa é a chamada hipertrofia sarcoplasmática que promove o aumento de volume nos fluidos dos músculos. Dando aquela sensação de inchaço.
Busque ir até a falha durante a execução dos exercícios. Músculo não sabe contar até 6,10,15,…. Procure ir até o momento que você sente que não tem mais força para realizar nenhuma repetição.
4- A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO PARA A GANHO DE MASSA MUSCULAR:
O descanso é tão importante quanto um treino de força e resistência. O descanso pode ser feito com treinos regenerativos, descanso ativo ou descanso total. Lembrando que é durante o sono que ocorre a maior parte da regeneração dos músculos. Ocorre a produção natural de hormônios do GH (hormônio do crescimento) e testosterona. Eles estão diretamente ligados ao ganho de massa muscular.
5- SIGA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA ALIADA AO SEU PROGRAMA DE TREINOS
É indispensável para ter ganhos de massa muscular que você se alimente de maneira equilibrada. Adequando a quantidade certa de proteínas que vão fazer parte da regeneração das fibras e também quantidade e qualidade dos carboidratos que é considerado um combustível indispensável para fonte de energia para seus treinos.
6- PROCURE ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL
Cada corpo é um corpo. Cada pessoa tem um genética, um biotipo de corpo, ou seja, ninguém é igual a ninguém. O que serve para mim, pode não servir para você, e vice-versa. Para que você consiga atingir bons resultados de massa muscular é indicado que tenha um acompanhamento profissional de um educador físico. Ele irá prescrever seu programa de treinos de acordo com suas limitações, restrições e objetivos.
Forte Abraço,
Andressa Rangel – Personal Trainer