7 DICAS DE AUTOCUIDADO DA SAÚDE MENTAL
Sentimentos como: angústia, tristeza sem motivo aparente, ansiedade, excesso de trabalho e responsabilidades, as mudanças tecnológicas em uma velocidade incrível, não conseguir realizar seus desejos e vontades, sonhos interrompidos, medos, traumas, problemas afetivos e familiares, luto são uma das causas que podem interferir diretamente na sua saúde mental.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) saúde mental é definida como um estado de bem estar, no qual o indivíduo tem capacidade de enfrentar problemas normais da vida, executa suas tarefas de trabalho de forma produtiva e saudável e contribui para a comunidade.
Você sabia que a saúde mental está diretamente ligada com a saúde física?
Isso se deve pelo motivo do nosso corpo ser todo integrado. Não conseguimos separar nossa mente do nosso corpo. Tudo em nosso corpo trabalha de forma integrada. Corpo e mente integrados. Vou te dar um exemplo: já passou por algum medo, trauma, estresse?
Quando sentimos algum desses sentimentos repare como seus músculos ficam mais rígidos, seu corpo mais tenso, até sua própria postura tende a se modificar. Isto comprova que a saúde mental interfere na saúde física, assim como a saúde física interfere na saúde mental.
CONFIRA 7 DICAS DE AUTOCUIDADO COM A SAÚDE MENTAL
1. TREINE SUA MENTE
Práticas como ser: gentil, ser grato, praticar o autocuidado, estar atento aos seus pensamentos, praticar o autoelogio e elevar a autoestima, não pensar em problemas o tempo todo e também aceitar que ninguém é feliz o tempo todo. Exercite seu cérebro.
2. TREINE SUA RESPIRAÇÃO
Quando se sentir ansiosa, estressada, com a mente mais agitada e a respiração rápida e acelerada busque treinar sua respiração. Inspire o ar pelo nariz contando até 4, Solte o ar pela boca contando até 8. Procure estar em ambiente tranquilo, calmo e confortável, tranquilizando a sua respiração.
3. DURMA BEM
O descanso é essencial para o bom funcionamento do seu corpo em especial para seu cérebro.
4. CUIDE DO SEU CORPO
Praticar atividade física regularmente, pelo menos 3 vezes por semana, fazer atividades que te motivem e que te trazem a sensação de prazer e bem estar ajudam o seu corpo a combater o estresse mental.
5. SOCIALIZE COM OUTRAS PESSOAS
A socialização e interação entre as pessoas, estar próximo de pessoas que você gosta, que te colocam para cima, estar com a família e praticar atividades em grupo são fatores que contribuem muito para a saúde mental.
6. BUSQUE POR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL
Cuidar da alimentação, diminuir o uso de açúcar e sal, reduzir o excesso de alimentos ricos em carboidratos, diminuir o consumo de alimentos com alto índice glicêmico contribuem para você ter uma vida com mais qualidade.
7. PROCURE AJUDA
Busque por ajuda sempre que não se sentir bem. Não sofra sozinha, conte com pessoas que te ajudem e que te façam bem. Busque por um acompanhamento profissional como um psicólogo ou psiquiatra para te auxiliar.
Andressa Rangel – Personal Traine