CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EM TREINAR DESCALÇO

Você já viu alguém treinando descalço e achou estranho ou errado? 

Treinar ou até mesmo andar descalço traz muitos benefícios para saúde do seu corpo, como: melhora da postura, melhora do equilíbrio, menos riscos de lesões e mais saúde e movimento para seu corpo. Mas para que todo objetivo seja realizado com sucesso e segurança, visando saúde ou e até mesmo performance, vai precisar de acompanhamento profissional para que a prática seja segura e eficiente.

Quando colocamos nossos pés dentro de um sapato ou tênis, podemos comparar em colocar eles dentro de uma caixa ou uma luva, onde perdemos toda parte sensorial do pé, acabando com a comunicação dos pés com o restante do corpo. Deixando o pé fraco e disfuncional, podendo comprometer sua estrutura e acarretar dores nos tornozelos, joelhos, quadril e até mesmo problemas posturais.

Todas as linhas fasciais começam ou passam pelos pés, de fato, treinar nossos pés é tão importante quanto treinar qualquer outra parte do nosso corpo. 

Nossos pés são compostos por 26 ossos e 33 articulações. Por isso quando tocamos nossos pés no chão tudo se transforma. O pé é quem sustenta nosso corpo e nos mantém na posição bípedes (em pé).

Treinar descalço estimula todos os proprioceptores dos pés, fazendo com que ele possa absorver mais impacto e assim gerar menos impacto nas articulações, diminuindo os riscos de lesões e disfunções em outras articulações. Além de ganhar mobilidade nas articulações do tornozelo.

Mas claro que o tênis tem sua importância sim, não precisamos ser radicais e abandonar o uso de tênis e os calçados. Para determinadas atividades e modalidades que exigem impacto eles são fundamentais para absorção do mesmo.

Para melhorar sua postura, seu equilíbrio, sua mobilidade e até mesmo potencializar seu treino de força e potência, sua caminhada e corrida seu pé precisa estar forte e funcional as articulações, músculos e ossos.