TREINAMENTO FUNCIONAL

Treinos voltados para manutenção, desenvolvimento da capacidade e condicionamento físico global.

O QUE É TREINAMENTO FUNCIONAL

O treinamento funcional é um programa de treinamento que visa desenvolver ganhos efetivos para suas atividades diárias e também esportivas. 

É um método eficiente de preparação neuromuscular. A proposta neuromuscular de treinamento surge onde o corpo é visto como um todo. Isso porque os exercícios trabalhados no treinamento funcional estimulam e desafiam o sistema nervoso, favorecendo a sua adaptação.

Imagem-identidade-visual

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL

Este treinamento se destaca por desenvolver movimentos básicos do nosso dia dia, como: ( agachar, empurrar, levantar, girar e puxar) e vai ganhando complexidade à medida que o aluno vai se desenvolvendo e familiarizando com o treinamento.

  • Proporciona que você desenvolva um programa de treino de forma global e integrada. Onde os grupos musculares trabalham de forma conjunta durante o movimento. Tornando o treino mais efetivo e gerando mais exigência e maior gasto de energia em cada exercício.

  • Proporciona aumento da mobilidade articular, que é definida pela capacidade do complexo articular se mover de forma livre através de todo alcance do movimento.

  • Desenvolve estabilidade, que é definida pela capacidade de um complexo articular manter a posição enquanto outra se movimenta.

  • Maior ativação, estabilidade, resistência e fortalecimento do CORE. O core é definido como o complexo Lombo-pélvico-quadril. A estabilização do core tem como capacidade estabilizar o sistema articular e manter as zonas intervertebrais neutras.

  • Desenvolve capacidades físicas como: propriocepção, equilíbrio, ativação neuromuscular, aumento da resistência cardiorrespiratória, força, potência muscular, agilidade e coordenação motora.

COMO FUNCIONA O TREINAMENTO FUNCIONAL

Em primeiro momento é realizado a avaliação dinâmica do movimento humano, identificando assim elos fracos, tensos e disfunções musculoesqueléticas.

Logo após a avaliação do padrão de movimento, a elaboração e baseada numa prescrição coerente e segura de exercícios. Seguindo um protocolo para elaboração do programa, respeitando a individualidade biológica de cada indivíduo. Permite que o corpo humano seja estimulado de um modo que melhore todas as qualidades do sistema musculoesquelético e seus sistemas interdependentes ( CAMPOS; NETO, 2004). 

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O TREINAMENTO FUNCIONAL

Qualquer um pode começar o treinamento?

A princípio qualquer pessoa pode fazer Treinamento Funcional, desde que realize uma avaliação médica para saber se está apto a realizar atividade física. As aulas individuais ou em dupla permite mais individualidade e controle na prescrição do treinamento do aluno, sendo assim pessoas com patologias, doenças crônicas ou sedentárias sugere-se este modelo de aula para treinamento. 

Qual o diferencial do treino na areia?

O diferencial do treinamento funcional na areia, também conhecido como beach training, tem o benefício de trazer resultados rápidos e eficazes. Isto acontece porque a areia proporciona que o aluno realize mais força para realizar os exercícios, devido a instabilidade que a areia fofa gera. Os treinos proporcionam ganho de resistência aeróbica e anaeróbica, agilidade, velocidade de reação, equilíbrio, potência, coordenação motora. Realizando exercícios que já envolvem um gasto energético alto em um terreno instável, proporcionando um gasto calórico maior. 

Quais as vantagens de fazer aulas em grupo?

Fazer aulas em grupo proporciona maior interação e motivação entre os participantes. Treinar em grupo melhora a sensação de bem-estar e reduz o estresse,  aumentando a sensação de prazer no indivíduo. Vale ressaltar que as aulas em grupo nem sempre servem para todo mundo. Pessoas sedentárias, ou que apresentem algum tipo de patologia ou doenças crónicas, ou que esteja voltado a performance esportiva é indicado treinos personalizados e individualizados de acordo com as necessidades e objetivos do aluno.