Somos ensinados a treinar membros inferiores, superiores, enfim: nossos grupos musculares e por fim acabamos esquecemos de um músculo muito importante que é considerado como um drive neural motor.
Drives neurais motores são considerados direcionadores do movimento.
Você sabe de quem estou falando?
Estou falando do músculo diafragma.
Nós já nascemos respirando. A respiração está sob nosso controle inconsciente e também consciente. Modificar a maneira como respiramos proporciona alteração no estado mental. Isto se deve pelo estado de dominância simpática: onde estamos em situação de estresse ou fuga e passamos para dominância parassimpática: de relaxamento.
O sistema simpático elevado, devido aos níveis de estresse, atrapalha o sistema parassimpático.
Quanto maior for a capacidade de mobilidade e expansão do seu diafragma, maior será a eficiência da sua respiração e também a diminuição dos níveis de estresse e ansiedade.
O diafragma é capaz de mobilizar o sistema visceral. No momento da inspiração o diafragma desce mobilizando o sistema visceral. No momento da expiração o diafragma sobe para conter a expansão pulmonar. Quanto maior for a capacidade de expiração mais relaxado nosso corpo vai ficando.
Você sabia que níveis de estresse e ansiedade elevado proporciona um maior aumento da rigidez do diafragma aumentando as dores na região torácica.
Confira alguns benefícios da expansão e mobilidade diafragmática:
1- Melhora a expansão torácica;
2- Fortalece o sistema imunológico;
3- Diminui os níveis de estresse e ansiedade;
4- Previne crises de pânico;
5- Ajuda a manter a mente sadia.
Estamos vivendo um cenário muito atípico. Éramos acostumados a sair de casa para trabalhar, treinar, quem tem filhos: os filhos durante a semana iam para escola (grade horário de 4 horas até 12 horas), muitas vezes o almoço era feito no trabalho ou em restaurantes, ou seja passávamos a maior parte do tempo fora de casa.
O cenário mudou, os trabalhos, as crianças em casa, o serviço diário de uma casa, a preparação dos alimentos! Ou seja, consequentemente a sobrecarga aumentou e as pessoas estão tendo que se acostumar e se adaptar a essa rotina.
Mas quem não se deparou neste período de pandemia com crise ansiedade, com os níveis de estresse mais elevados e se sentiu sobrecarregado?
Que a atividade física é um grande aliado para diminuição dos níveis de estresse, ansiedade e depressão já sabemos.
Mas treinar nossa respiração é tão importante quanto a prática de um exercício físico ou modalidade esportiva.
Aprender a respirar garante ao ser humano LONGEVIDADE.
Um forte abraço,
Andressa Rangel – Personal Trainer